sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

D. Carlos I


Ao que tudo indica faz hoje 100 anitos que o moço morreu...
Tinha como curto nome...
Carlos Fernando Luís Maria Vítor Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis José Simão de Bragança Sabóia Bourbon Saxe-Coburgo-Gotha
Saliento o facto de ter no nome o nome dos 3 arcanjos!
O meu pai a mim só me arranjou um...
Mas foi, ainda assim o mais bonito...
Acho...
Mas isso, pronto, não me preocupa muito...
Não fosse o meu cérebro colar num pormenor...

D. Carlos I !!!
Primeiro???
Houve mais???
E ninguém me disse?
E filho de D. Luís I ??? Se era filho e acabou ali...

Não me lembro de nenhum D. Carlos 0...
Ou de Um D. Dinis I ou ainda de um D. Duarte I

Há cada coisa...

15 comentários:

Maria Manuela disse...

Quanto aos demais não posso agora precisar mas em relação a D. Duarte, houve um 1º (na segunda dinastia, também conhecida por Dinastia de Avis) e sucedeu-se, em bom rigor, pelo menos mais um:

D. Duarte I (Viseu, 31 de Outubro de 1391 — Tomar, 13 de Setembro de 1438), décimo-primeiro Rei de Portugal, filho de João I de Portugal e de Filipa de Lencastre. Duarte sucedeu a seu pai em 1433. Foi cognominado O Eloquente pelo verbo usado nas obras que escreveu; alternativamente, é também chamado O Rei-Filósofo.


D. Duarte II - Duarte Nuno Fernando Maria Miguel Gabriel Rafael Francisco Xavier Raimundo António de Bragança, de jure D. Duarte II de Portugal e I de Bragança (1907-1976) era filho de D. Miguel II de Bragança e de D.Maria Teresa de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg.

Quanto a este já depende do entendimento que se tenha :

Duarte Pio de Bragança (D. Duarte II de Bragança e, para os monárquicos de jure, D. Duarte III de Portugal), de seu nome completo Duarte Pio João Miguel Gabriel Rafael de Bragança GMNSCVV, GMSMA (n. 15 de Maio 1945, Berna), é o 24° Duque de Bragança e o herdeiro presuntivo do trono de Portugal, sendo, como tal, Príncipe Real. É o filho mais velho de Duarte Nuno de Bragança (1907-1976) e de Maria Francisca de Orléans e Bragança, princesa de Orléans-Bragança.

Bjo

Anónimo disse...

Olá Miguel (anjo? ou demónio?) n me apetece ir à wikipédia pra lhe colar aqui umas coisas, mas eu sout errivel e lembrei-me q o Diabo Belzebu Satanás Demo Mafarrico e outras coisas simpáticas tb era um anjinho "papudo de asas e tudo" q causou uma rebelião do caraças (assim tipo eu qd vejo os anuncios do Clooney tudo à volta vira caos!!) mas...caro Miguel é como o governo e a oposição Deus n passa sem o Diabo e se assim n fosse andávamos todos nus no Paraíso por esta hora e nem pensávammos em sexo mas sim em cenas tipo: " ai q frio q tá, sei lá... d~e-me cá essa nuvem q é mais fofa" sim eu acho q no Paraíso é tudo "tio". E o Miguel acha?

Ah tá a pensar q tem toda esta parafernália a ver ocm o seu post? Pois n sei... eu divago divago....

Mas gosto do Carlos, e do José tambem, do Luís e do Nuno, tudo gajos porreiros e n podiam ser todos primeiros pois n, duns gosto mais q outros é como das Anas e das Marias? E zero é número? Sabe que dizem q é como o preto? preto n é cor é ausência de cor... Zero será número?

As coisas q me lembro mas juro...n fui a wiki...

Até lhe mandava um beijo a si sem dó mas acha q teria piada?

Assim sendo desejo-lhe um bom carnaval e um Natal cheio de Páscoas :)

Wolf disse...

m&m

Sim eu sei, mas nesse caso o exemplo era mesmo esse.
Há mais, mas só é conhecido por D. Duarte, já se sabe que é o primeiro.
D. Dinis não há, mas D. Duarte há, mas ambos são tratados sem o 1º.

Ou seja se até quando há mais é tratado sem o 1º, quando não há não é?

Coisas, coisas...

Uns são outros não... enfim... é muito confuso isto da monarquia, viva a república, assim é só Joséses e Antónios!

Já agora GMNSCVV, GMSMA? lol

Beijo

Wolf disse...

ki:
acho também que no paraíso é só tias...

eu quero mesmo ir é para o inferno, aí é que está o divertimento a sério...
isso e o pecado...
e eu gosto do pecado...

Boas entradas!

Anónimo disse...

Ah Miguel então iremos os dois e mais uns quantos atrevidos, é q concordo em absoluto com o teu comentário de hoje no trampolim...
E eu sou má...bad...evil!!!

Quem lá chega primeiro começa a organizar uma rave boa? Ou preferes uma rambóia nas chamas com a malta toda a dar ao rabito e a abanar o tridente?

Muahahahaahahah!

Anónimo disse...

Wolfie, sabes que podes sempre contar com um tipo de nome igual...

Vais levar na cabeça de uma pessoa que não conheço, ao contrário de ti que até conheçes, quase melhor que ninguém, à conta do teu "promenor"... ou então, não!
eheheheheheh

Aquele Místico Abraço,

Dani disse...

Bem... Estou fora uns tempos e isto descamba, não é????

Já volto!

Wolf disse...

ki: :)

lorenço: é mesmo, thanks for the warning... corrigido... ufa!
Abraço ó Reformado!

dani: estás viva! beijo!

vacamalhada disse...

Não se me ocorre nada a dizer dobre o defunto... Rei morto rei posto! Ups... neste caso não!

S. disse...

vou ali reflectir um bocado sobre isso à mesa de boa carne regada com sangria...

Bom Carnaval!

ps - vais de lobo, right?! ;)

redjan disse...

' Carlos Fernando Luís Maria Vítor Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis José Simão de Bragança Sabóia Bourbon Saxe-Coburgo-Gotha ' !!!

Será que nos impressos que a pessoa prencheria, ou alguém por ele certamente, o funcionário publico lhe atirava com um enjoado : ' tem de ser o nome completo e SEM abreviaturas, vá lá comprar e preencher outro documento !! ' ??

Quanto ao facto de ter um ' I' à frente do nome, mesmo tendo havido outros, não será causa de stress ! Tirando o tal Afonso que fundou o burgo e bateu na Mãe, mais o Dinis que à conta do pinhal em Leiria se imortalizou, não haverá muitos mais que entrem na memória dum povo que se baba com Castelos aberrantes e Mottinhas com dois 'tês '.

Dani disse...

Olha lá! Morreste para o mundo, foi?!?! Cura a ressaca e vem dar novidades!

Vanquish disse...

Aparte do nome, o homem foi um bom rei e provavelmente se não tivesse sido morto a nossa história seria bem diferente. Mas o descambar do burgo começou em 11 de Novembro de 1861, dia da morte, aos 24 anos de D.Pedro V. Ele tinha um bom projecto para o país, mas com a proclamação de D. Luis, muitos desses projectos ficaram esquecidos e muito pela incapacidade do rei que não havia sido preparado para o ser.
Pelos vistos hoje em dia os governantes também não são nada preparados para o ser.

Abraço

Dani disse...

Isto ainda não mexe?
Quando é a missa de sétimo dia?

Anónimo disse...

O único problema disto tudo é que o Duarte Pio muniu-se de "amiguinhos" para o ajudarem na promoção das mentiras e na conservação do trono e, em troca, concede-lhes umas medalhinhas e honras afins.

Para que conste: a única sucessora directa da coroa portuguesa foi D. Maria Pia de Saxe Coburgo Bragança, filha do Rei D. Carlos I de Portugal com D. Maria Amélia Laredo e Murca e, consequentemente, irmã do Rei D. Manuel II.

A seu tempo a verdade virá ao de cima e cairão por terra muitos dos monárquicos que andam enganados pela falsa Causa Real Duartina.

Leiam e comentem: www.reifazdeconta.com