terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Queridos pais natais...


Anda tudo por aqui a pedir ao pai natal, e eu não vou ser excepção...

Porém o meu pedido é para todos aqueles, que de algum modo nos apelam todos os dias, para que:
- Poupemos água.
- Poupemos energia.
- Até para apagar aquela luzinha de presença dos televisores, eles pedem...
- ...

JÁ APAGAVAM A MERDA DAS LUZITAS NÃO?

Mas não...
Vamos enfeitar as nossas casinhas...
Vamos enfeitar as nossas ruas...
Vamos construir de ano para ano a maior árvore de natal da Europa...
Vamos gastar aquilo que já temos pouco e este ano ainda menos...
Vamos mostrar às crianças o que é tradição...

Porque assim talvez, elas não tenham hipótese de mostrar aos seus...
Nem de beber água como hoje a conhecemos...

Foi para isso que "inventaram" um bem cada vez mais escasso...
Onde já houve abundância agora já não há...
Daí a termos que a gastar toda...
Antes que acabe...
- Eia!
Será que algum dia vamos acordar?
Eu estou em crer que sim, mas com sede...

Mas tradição é tradição...
O povo gosta...
O resto que se lixe...

Porque é perfeitamente normal:
- Estarmos em Dezembro...
- Chuva para repor o precioso líquido, não há...
- Mas continuamos a "esbanjar" como se não faltasse...
- Frio como já não me lembro...

Porquê?
Porque é natal?
Porque é passagem de ano?
Porque é carnaval?
Porque é páscoa?
Porque é festa na cidade?
Porque é bonito?
Porque sim?

Um destes dias, um litro de água, vai custar mais que um litro de gasolina...
E acreditem que já não falta tanto assim...

E então?
Já apagavam a merda das luzitas não?
Então vá...

12 comentários:

S. disse...

é triste, mas é nestas merdas é que os portugueses são grandes. A maior árvore de Natal da europa. Se fosse uma real e a mais antiga, isso sim, era de valor! Beijinhos

Cati disse...

Hoje já chove...
Tens toda a razão, ninguém ta tira e aplaudo o que dizes.
No entanto não me parece que as luzinhas de natal sejam as principais causadoras dos males que apontas...

Mais flagrante é o desperdício de água com os sistemas de rega automáticos, que ligam independentemente do estado do tempo e avariam facilmente, fazendo litros e litros de água escorrer pela estrada abaixo...

Mais flagrante é o aumento dos transportes públicos, fazendo com que as pessoas continuem a usar mais o transporte pessoal - carro - poluindo mais o ambiente com fumos e gases...

Mais flagrante é o Estado não punir efectivamente as fábricas que despejam ilegalmente detritos nos rios e no mar...

Na minha terra as luzes de Natal ligam às 17h e desligam às 23.30.

Quanto a essa árvore gigante não sei... mas as luzinhas dão magia ao natal. Não é preciso estarem sempre acesas!

Com conta, peso e medida... este é o pensamento.
Desculpa se me alonguei... Uma grande beijoca!

redjan disse...

Wolf ... um F......-SE in red & in poetry ...

Mágico .. man !!!!

Wolf disse...

sofia: em grandezas somos os maiores

cati:como é obvio sim, coisas flagrantes é aos magotes mesmo, até podiamos falar dos pinheiros cortados para as árvores, mas nem vale a pena enumerar, senão não saimos daqui, o que eu chamo a atenção é mesmo para a hipocrisia e desperdício desnecessário para as luzes de natal.
Que inventem umas luzes com energia renovável.
Que carreguem durante o dia e à noite acendem, até já existe é só usar mesmo.
Aí sim, continuamos a tradição e quem gosta de luzes, aí as tem, no problem, no costs, no losts.

Porque tudo o resto até pode ser de algum modo mais complicado de resolver, agora estes exemplos... não me parece.
Eu sei que é bonito, mas é mais uma gota num já imenso oceano...
Será que morremos se apagarmos as luzes de natal?
Será que perdemos alguma qualidade de vida se as apagarmos?
Eu pelo menos não.

Se virmos bem as coisas, até que não é um pedido muito exorbitante pois não?

Red: thanks man!!

Cati disse...

Não Wolfie... já sabia que te ias zangar por causa do meu comentário... Mas é que eu sou das românticas incuráveis que gosta de luzes de Natal... Acho que o problema está na falta de contenção. Tudo o que é demais é mau - uma gigantesca árvore de luzes todo o dia acesas é mau...

Eu sou daquelas que faz tudo no dia a dia para poupar energia... mas à noite as luzinhas da minha árvore piscam!

Ninguém morre se se apagarem as luzes... apaguem-se as luzes! Mas perde-se mais um pouco da já escassa magia do Natal...

(Acho que contenção na rega automática também não é um pedido exorbitante...)

Não zanga comigo Wolfie... Miauuuuufff!

Crazy Cat Kiss!

JCP disse...

Mais uma que não concordo!!!

Quando um dia tiveres uma ninhada de lobinhos, vais perceber porquê!!!

Como estamos para sabado?

Wolf disse...

cati: chateado? eu? nunca. loooool
Tu também tens razão em tudo que dizes!
Se queres que eu me chateia, tens que te esforçar mais, mas mesmo muuuuuuuuito mais.
Beijos

jcp: se pudesse, até tinha uma ninhada, mas um ou dois devem chegar, um dia, talvez. Espero é que ainda cheguem a tempo de ver as luzinhas de natal, ehehehehehe.
Sábadabado? of course, don't be ridiculous!

Anónimo disse...

Wolf! Mas a malta assim é feliz! Ou então...pensa que é feliz! Como dizia o outro: "O que faz falta é animar a malta".

Grande abraço!

Anónimo disse...

Todos os anos me chocam as luzes na cidade versus mendigos esfomeados e gelados do frio sem terem onde dormir sequer!

E sim! Já se apagavam a merda das luzes! Dass!!

Beijo manso Wolf...uivaste tão bem!!

Wolf disse...

tuga: sim é, mas a curto prazo

ki: :) beijo

Dani disse...

isto é sussurrado... - eu até gosto das luzinhas... mas shhhh não digas a ninguém tá?

JCP disse...

Que será dos Homens quando pararem de sonhar?

Se as luzinhas contribuem para o sonho, pois seja!!!